Recomendações

(25)
M
Michel C.
Comentário · há 4 anos
"Para o Ministro interventor da Saúde, Ricardo Barros (PP-PR), o Sistema Único de Saúde é um peso para o Estado."

Para mim também. Aliás para qualquer pessoa que entenda que dinheiro não floresce em arbustos também.
Todos os gastos são pesos para o Estado. Corrigindo, pesos para a sociedade, que necessitam ser balanceados com receitas (impostos pagos pela sociedade).
Aliás isso foi dito da forma mais clara possível por uma das maiores estadistas de todos os tempos, justamente por tratar problemas com responsabilidade e com seriedade, sem tentar escondê-los para a próxima eleição: “Não existe essa coisa de dinheiro público, existe o dinheiro dos pagadores de impostos.” (Margaret Thatcher)

"Todavia, conforme afirmou a professora Lígia Bahia (UFRJ) na mesma reportagem, a contratação de um plano não elimina ou reduz a necessidade do SUS. Isto porque, os Planos tem cobertura limitada e aqueles que o contratam continuarão a procurar o SUS em situações de alto custo."
O erro no raciocínio é evidente. É óbvio que a contratação de um plano de saúde ao menos reduz a necessidade do SUS. Há menos pessoas utilizando o sistema e esse requer menos recursos do que se não houvesse planos de saúde. Dizer que as pessoas procurarão o SUS em caso de alto custo deixa de analisar que não procuram para todos os outros casos.

É claro que a gente sempre pode achar que basta o governo imprimir dinheiro que os problemas se resolvem, mas a realidade é outra, e todas as vezes em que este tipo de "estratégia" (o descontrole de gastos) foi tentada produziu caos.
A realidade econômica não costuma ligar muito para o mais humanista dos discursos, e as pessoas sofrem mais justamente quando o governo se diz mais preocupado com elas... (estamos vendo isso pela milésima vez)

A propósito, sobre sistemas de financiamento de saúde:
http://www.escoladegoverno.org.br/attachments/3755_Sistemas%20de%20Sa%C3%BAde%20no%20Mundo%202.pdf
http://www.br.emb-japan.go.jp/cultura/sistemadesaude.html
Novo no Jusbrasil?
Ative gratuitamente seu perfil e junte-se a pessoas que querem entender seus direitos e deveres

Outros perfis como Christian

Carregando

Christian M Cavalca

Entrar em contato